Espelho, espelho meu
Reservamos algumas peculiaridades para vocês, sobre o tal "Espelho".
Os espelhos reservam muitas lendas engraçadas, outras interessantes e até bem sinistras.
Reservamos algumas peculiaridades para vocês, sobre o tal "Espelho".
Pra começar, os espelhos nos dão a oportunidade de "ver a nós mesmos como os outros nos veem". Também servem para dar aquela ajeitada no visual e até para ensaiar um discurso importante.
Mas muito além de "nos refletir", muitas outras utilizações os tornaram um objeto muito interessante.
7 Anos de Azar!
Ao longo dos séculos, espelhos foram usados para adivinhar o futuro, rever eventos do passado e para procurar a verdade.
Uma família rica poderia mostrar sua prosperidade através de grandes espelhos venezianos - e temer pelo futuro se um deles se quebrasse.
Esta crendice nós devemos aos romanos. Eles acreditavam que vida se renovava em ciclos de sete anos - se você tivesse o azar de quebrar um espelho, sua alma ficaria presa entre os cacos e não seria liberada até a chegada do novo ciclo.
Na China, acreditava-se que os espelhos poderiam concentrar e capturar a energia dos astros, principalmente a da Lua.
Houve inclusive um imperador cuja chegada ao cargo era atribuída ao poder dos espelhos.
Na Inglaterra da era vitoriana, quando um morto era velado antes de ser levado ao cemitério, todos os espelhos da casa eram cobertos com tecidos - acreditava-se que a alma da pessoa morta poderia ficar presa nos espelhos.
Outra crença frequente na antiguidade era a de que os espelhos tinham a capacidade de capturar e reter o que quer que eles refletissem, para uso posterior. Esta crença antiga pode estar na origem do espelho que aparece no conto da Branca de Neve.
Acredita-se que a "verdadeira" Branca de Neve tenha sido uma baronesa da Baviera, o maior Estado alemão, do século 18.
"Bloody Mary, Bloody Mary, Bloody Mary!"
Já ouviu falar da brincadeira chamada Bloody Mary? Se você se assusta com facilidade, melhor nem tentar.
Funciona melhor durante uma noite de tempestade. Consiste em apagar todas as luzes do quarto e ficar diante do espelho com uma vela acessa na mão.
Você dirá ao espelho três vezes: "Bloody Mary!", "Bloody Mary!", "Bloody Mary!".
Quando você menos esperar - ou melhor, quando seu corpo e sua psicologia decidirem te pregar essa peça - você verá a tal "Bloody Mary", ou "Maria Sangrenta", ao seu lado, no espelho.
Fabricação
Os astecas faziam seus espelhos polindo a obsidiana - um tipo de "vidro" vulcânico natural. Eles acreditavam que os espelhos estavam ligados ao deus Tezcatlipoca, cujo nome significa "espelho fumegante".
Tezcatlipoca era o senhor da noite, do tempo e da memória ancestral - e, para os astecas, usava os espelhos para fazer a travessia entre a Terra e o submundo.
Hoje em dia, a maioria dos espelhos é feita usando alumínio em pó, mas os egípcios antigos produziam estes objetos com cobre polido.
Depois de varias histórias com os espelhos, sabemos que é um item que não pode faltar na decoração!
Histórias a parte, já escolheu o seu?
Até a próxima !
- decoracao
- espelho
- misterio